Projeto Despoluir

Programa ambiental do transporte

Gestora do Despoluir em Minas Gerais
FETCEMG - FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES DE CARGA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Presidente: Sérgio Luiz Pedrosa Coordenador(a) do Programa: Amália Luísa Pedrosa

Gestor do Despoluir em Juiz de Fora e Zona da Mata
SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DE JUIZ DE FORA – SETCJF
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 2872, Salas 707/708 - Bairro: Centro
CEP: 36016-311 – Juiz de Fora/MG - Telefone: (32) 3215-7367
Contato: gerencia@setcjf.org.br Responsável pelo DESPOLUIR em Juiz de Fora: Osvaldo José da Silva Filho

O programa

Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se instrumento fundamental para qualquer tipo de negócio. Foi com essa visão que a CNT e o SEST SENAT criaram, em 2007, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento. Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e caminhoneiros autônomos e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores. O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à entidade, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. Além disso, atua na formulação e execução de políticas públicas na área ambiental, participando ativamente dos principais fóruns de discussão do tema, especialmente no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Acesse ao site do Programa: www.cntdespoluir.org.br

Selo Despoluir

O veículo que estiver dentro dos padrões de emissão de poluentes recebe o Selo DESPOLUIR. Caso apresente índices fora do padrão exigido, ele deve passar por uma revisão, para que um novo um teste seja feito pelos técnicos do programa. Aferições veiculares O Programa Ambiental do Transporte possui uma coordenação nacional instalada pela CNT e pelo Sest Senat, em Brasília, onde gerencia o projeto, executado por 20 Federações de Transporte de cargas e de passageiros – que possuem equipes técnicas especializadas. A CNT e o Sest Senat equiparam unidades móveis de avaliação veicular com opacímetros e instrumentos necessários para analisar os pontos críticos que influenciam na emissão de poluentes e no uso racional de combustível dos veículos movidos a diesel. A FETCEMG conta com quatro carros para realizar os testes em todo o estado. Sendo um deles, com atendimento para Juiz de Fora e toda Zona da Mata Mineira. Os técnicos do programa realizam os testes de aferição com agendamento prévio dando maior comodidade e agilidade para as empresas e caminhoneiros autônomos. Para participar e saber maiores informações, basta entrar em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora (SETCJF) e solicitar uma visita da equipe técnica.

Benefícios do Projeto

Com a aferição dos veículos, consegue-se reduzir a poluição atmosférica provocada por veículos automotores (fontes móveis), através da busca de limites mínimos de emissão. A aferição também é um bom indicativo do estado de manutenção do conjunto motor, bomba injetora, bicos injetores, regulagem do ponto de injeção e filtros de ar e combustível, e dá indicativos para um melhor aproveitamento do diesel, alcançando um melhor nível de eficácia energética. Com isso, tem-se uma diminuição de poluentes emitidos para a atmosfera. A diminuição de poluentes torna o ar mais limpo e o meio ambiente é menos pressionado na extração de matéria – prima. A menor emissão dos veículos a diesel traz economia de combustível e possibilita um desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos.

Parcerias

Com o objetivo de estabelecer transparência e fortalecer a credibilidade das ações promovidas pelo Projeto, a CNT, o Sest/Senat e as Federações estabeleceram parcerias com instituições como os governos estaduais, prefeituras municipais, universidades, institutos, ONGs etc.

Estrutura

O Programa DESPOLUIR está estruturado em dois grupos de projetos:

Grupo A – Projeto Transporte

Grupo B – Projeto Cidadania para o Meio Ambiente

Os projetos – uma parceria da CNT com o Sest/Senat – têm apoio de federações, sindicatos e associações afiliadas à CNT e são desenvolvidos por meio de parcerias com setores públicos e privado.

Despoluir conquista mais empresas e apresenta novidades em seu programa

A FETCEMG ficou em primeiro lugar, entre as federações de transporte de carga, na produtividade do Programa Despoluir – Projeto I: Redução de Emissão de Poluentes – do ano de 2011.

Muitas empresas que ainda não faziam os testes de fumaça nos caminhões de sua frota passaram a aderir com o intuito de promover a redução do uso de poluentes e o uso racional de combustíveis.

O Programa já apresenta avanços: o mês de janeiro ficou 105% acima do número de aferições se comparado com o mesmo período de 2011.

A FETCEMG e seus sindicatos filiados estão empenhados em atender às empresas nos testes de Opacidade de Fumaça e Rotação de Motor para que o setor continue crescendo cada vez mais, de forma sustentável, ambientalmente correto e com economia de combustível.

Empresas de Juiz de Fora e região participantes do Projeto Despoluir:

PICORELLI S/A TRANSPORTES

EMPRESA DE TRANSPORTES OLIVEIROS LTDA

JOSE HERCULANO DA CRUZ E FILHOS LTDA

RODOVIARIO CAMILO DOS SANTOS E FILHOS LTDA

IBOR TRANSPORTE RODOVIARIO LTDA

TARUMÃ DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS LTDA

JM LOCAÇÃO E LOGISTICA DE JUIZ DE FORA – EPP

TRANSPORTE ALMEIDA SIMAS LTDA

CORBELLI TRANSPORTES LTDA. – ME

MOBILIDADE TRANSPORTES LTDA

TRANSPORTES GAUCHO LTDA

TAMY TRANSPORTES LTDA

TRANSPEDROSA S/A

WR TRANSPORTE E LOGISTICA LTDA

TRANSPORTE CORUJÃO LTDA

LALUPE TRANSPORTES LTDA

AUTOPORT TRANSPORTES DE VEICULOS LTDA 

JUPEL TRANSPORTES LTDA

2001 EXPRESS TRANSPORTES E SERVIÇOS LTDA

BULHÕES COMÉRCIO E TRANSPORTE LTDA

ICE INFRA CONSTRUÇÕES ELÉTRICAS LTDA

JM DIESEL LTDA

JOMASCA LOCAÇÃO E TRANSPORTES LTDA

JUPEL PETRÓLEO JUIZ DE FORA LTDA

L.M. TRANSPORTES DE BARROSO LTDA

LOG PRESS LOGÍSTICA LTDA

PROFORTE S/A TRANSPORTE DE VALORES

RIBEIRO & RIBEIRO TRANSPORTES LTDA

RODOVIARIO LIDER S/A

SUPERMERCADO BAHAMAS LTDA

VIX LOGÍSTICA S/A

VOTORANTIM METAIS ZINCO S.A.

NÃO PERCA MAIS TEMPO, TRAGA SUA EMPRESA E PARTICIPE TAMBÉM DO PROGRAMA AMBIENTAL DESPOLUIR.

 

plugins premium WordPress